Jornadas Europeias do Património

Patrimonio

Dia 25, sexta-feira | Das 13.00h às 17.00h
PRIMEIRA MARATONA FOTOGRÁFICA MNF
O MNF desafia os entusiastas da fotografia e do caminho-de-ferro para uma maratona fotográfica. Esta procura fomentar e desenvolver o gosto pela fotografia, sensibilizando os participantes para a valorização do património ferroviário, particularmente da coleção MNF, pela interpretação criativa dos espaços expositivos através da objetiva.
A “Maratona Fotográfica MNF” vai decorrer no Museu, no dia 25 de setembro, entre as 13h e as 17h, propondo a realização de um percurso pelo espaço museológico.
As fotografias vencedoras integrarão a exposição coletiva “Maratona Fotográfica MNF”.
Participação aberta a todos os interessados com idade igual ou superior a 18 anos, a título individual.
Obedece a inscrição obrigatória mediante pagamento de taxa correspondente ao ingresso no Museu.

Dia 26, sábado | Das 18.00h às 20.00h
SESSÃO DE CINEMA COM O FILME “CONVERSA
ACABADA” (1981), SEGUIDO DE CONVERSA
COM O AUTOR, JOÃO BOTELHO
“Conversa Acabada” (1980) é a primeira longa-metragem de ficção assinada por João Botelho que, imediatamente, se torna um dos filmes de culto do cinema português. Nele, o realizador, deu voz e corpo aos dois maiores poetas do Modernismo português, Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, trazendo à ribalta alguns dos textos fundamentais de ambos e, também, as cartas trocadas entre eles, embora amputadas pela perda da maioria das cartas enviadas por Fernando Pessoa, o que abre espaço a uma narrativa mais aberta e precária, propiciadora à imaginação do espectador.
Maiores de 12 anos.
A sessão realiza-se no âmbito do ciclo de cinema “CineRail”, a decorrer entre 5 de setembro e 19 de dezembro, na Carrua¬gem-Auditório, no MNF.

Dia 27, domingo | Das 14.00h às 16.00h
TRAINCATCHER, Pedipaper no MNF
Chegou ao Museu Nacional Ferroviário. O que será que conhece sobre o comboio? Este é um desafio que permite descobrir de forma diferente a história da ferrovia em Portugal através da coleção MNF, percorrendo os seus diversos espaços, recolhendo pistas, cumprindo provas, respondendo a questões e resolvendo desafios sobre as muitas temáticas em presença. A descoberta de um autêntico tesouro nacional. Preparados?
A participação aberta a todos com idade igual ou superior a 6 anos (crianças e jovens até aos 18 deverão ser obrigatoriamente acompanhados por um adulto).
Obedece a inscrição obrigatória mediante pagamento de taxa correspondente ao ingresso no Museu.

Dia 27, domingo | Das 17.00h às 18.00h
À CONVERSA COM MATEUS BRANDÃO
Arquiteto, viajante, escritor, blogger, para Mateus Brandão o “bichinho” das viagens começou muito cedo.
Privilegiando sempre que possível o comboio como meio de transporte, já percorreu todas as linhas do país, elegendo o Douro e o Tua como as mais belas.
Viajando pelo mundo de mochila às costas, fez “InterRail” por terras do leste e norte europeus, apaixonou-se pelo mítico “Sud-Express” e lançou-se na grande aventura de ligar por via terrestre o ponto mais norte da Europa ao mais sul de África. Durante 7 meses percorreu mais de 20 países em 3 continentes.
Colaborou com o site “Alma de Viajante”, com a revista “Outras Coordenadas” e desde 2014 integra equipa da “Nomad”, liderando viagens de aventura onde o comboio é o elemento chave, tais como o mítico “Expresso do Oriente” entre Viena e Istambul, e o carismático “Transiberiano” entre Moscovo e Pequim.
Autor de livros como “Destino: Sul”, diz regressar sempre mais rico do que quando parte e com o seu mapa de amizades cada vez mais alargado.
Conversa e sessão de autógrafos a realizar-se no Comboio Presidencial.

Para mais informações: servicoaocliente@fmnf.pt.
A programação está sujeita a alteração.
Consulte o nosso website
http://www.fmnf.pt
http://www.facebook.com/Fundacao.Museu.Nacional.Ferroviario