NERSANT quer qualificar turismo do Ribatejo

O setor do turismo é uma atividade económica estratégica para o desenvolvimento económico e social do país, designadamente para o emprego e para o crescimento das exportações. Neste sentido, a NERSANT tem em marcha na região do Ribatejo, um programa de formação-ação, o Melhor Turismo 2020, que permite às empresas do setor aceder a formação e consultoria com financiamento de 90%.
O projeto, que tem já cerca de 40 empresas a participar, está ainda aberto e a aceitar a inscrição das empresas do setor da hotelaria e turismo interessadas em qualificar os seus recursos humanos.O programa tem como objetivos aumentar a capacidade de gestão das empresas participantes, promover a reorganização, a inovação e a mudança e a qualificação dos seus recursos humanos em domínios relevantes.

Espera-se que as empresas participantes, através da metodologia inovadora utilizada pelo programa, consigam modernizar os seus modelos de negócio e melhorar a organização e as suas práticas de gestão. Tudo com o objetivo de diversificar a oferta e contribuir para a afirmação de Portugal como destino turístico de referência e ainda de referenciar o país como destino reconhecido pela qualidade e excelência dos seus serviços turísticos.

Quanto à metodologia de intervenção junto das empresas, a mesma baseia-se em ações de formação em sala, presenciais, mas também e sobretudo, em consultoria. Um consultor sénior especializado acompanhará as empresas participantes no Melhor Turismo 2020, efetuando, em primeira instância, um diagnóstico à empresa, e trabalhando num plano de ação onde estão identificados os problemas a resolver e os objetivos a atingir em termos de desenvolvimento de competências e de evolução organizativa e de performance da empresa.

Com a dinamização deste programa de formação-ação, a NERSANT está em consonância com o Governo, que acabou de lançar a Estratégia para o Turismo 2027, que investe num planeamento participado da atividade turística e define diversas ações estratégias, como a formação, por exemplo, para elevar o turismo nacional.

As empresas do setor do turismo interessadas em participar no projeto, devem contactar o Departamento de Formação e Qualificação da NERSANT, através dos contactos dfq@nersant.pt ou 249 839 500. De referir que o projeto Melhor Turismo 2020 é um programa de formação-ação (formação e consultoria) desenvolvido pela NERSANT em parceria com a CTP – Confederação do Turismo Português. É financiado pelo Compete 2020 no âmbito dos fundos comunitários.

Agendado encontro do setor do turismo do Ribatejo

Com o objetivo de analisar e refletir com as empresas do turismo sobre o mercado do setor no Ribatejo e o que pode ser a intervenção futura das associações empresariais, do setor público e outras entidades ligadas ao setor, a NERSANT vai realizar o 1º Encontro Viver o Tejo, no dia 15 de novembro, em Torres Novas.

As empresas participantes no projeto de formação-ação Melhor Turismo 2020 (assim como as aderentes ao Viver o Tejo), beneficiam de inscrição gratuita no evento. O programa está disponível no portal da NERSANT, em www.nersant.pt, onde os interessados devem efetuar também a sua inscrição.

Anúncios